top of page

QUEM SOMOS

  VETEROS  CATÓLICOS.
 “Não se distinguem os cristãos veteros católicos dos demais, nem pela região, nem pela língua, nem pelos costumes.
Não habitam cidades à parte, não empregam idioma diverso dos outros, não levam gênero de vida extraordinário...
Moram alguns em Igrejas e mosteiros conforme a sorte de cada um; seguem os costumes locais relativamente ao vestuário, à alimentação e ao restante estilo de viver, apresentando um estado de vida político admirável e sem dúvida paradoxal.
Moram na própria pátria Brasil ou exterior, mas como peregrinos.
Enquanto cidadãos, de tudo participam, porém tudo suportam como estrangeiros.
Toda terra estranha é pátria para eles e toda pátria, terra estranha...
Para simplificar, o que a alma é no corpo são no mundo os cristãos...
Deus os colocou em tão elevado posto, que não lhes é lícito recusar." Assim são os veteros católicos. Duas grandes realidades acompanham a vida humana: o amor e o sofrimento, ambas capazes de transformar a existência. O verdadeiro amor desculpa, perdoa, tudo crê, espera tudo e suporta tudo conforme 1º Cor 13,7, o sofrimento quando aceito por amor, tudo transforma e tudo sublima dando sentido e oferecendo tudo. Sabemos que o sofrimento abrange a realidade humana e esta presente em todas as classes sociais, por que faz parte da vida de todos. As pessoas não estão divididas entre os que sofrem e os que não sofrem, todos sofrem. A diferença esta no sentido que se dá ao sofrimento. Jesus Cristo assumiu a dor na cruz, não para nela nos preservar, mas afim de que, por meio dela, pudéssemos encontrar o caminho da salvação. Assim são os veteros católicos, sofredores, perseguidos, mas por obra do Espírito Santo a sagrada unção minora o sofrimento, porque O SOFRIMENTO lhe dá sentido de viver pelo próximo, unindo-o ao sacrifício redentor de Cristo Jesus.

Não temas perseguições: Vise somente á promoção do bem estar integral, individual e social, a partir de uma visão evangélica e da missão da igreja. Seja criativo, audacioso e de inteira doação. Procure estar sintonizado com o progresso das ciências e das técnicas, iluminando sempre com os princípios cristãos dos veteros católicos os desafios da ética e da conduta, em defesa dos diretos da pessoa humana. Aceitar os sofrimentos não significa acomodar-se á dor.

Afinal de contas você é um vetero católico!

+Dom Paulus Nunes-SCE

Patriarca Vetero Católico do Brasil

A ALEGRIA DE SER UM VETERO CATÓLICO É ANGELICAL DEUS DÊ VIDA LONGA AOS BISPOS CLERO E AMIGOS...

IGREJA APOSTÓLICA VETERO CATÓLICA DO BRASIL-FIDELITAS

OS DEZ PRINCIPIOS PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA AQUI NA TERRA!

Particularmente eu, Patriarca creio que o crescimento da Igreja Vetero Católica está intrinsecamente ligado a uma cultura de oração, visitação aos doentes, exéquias, que conduzem ao conforto espiritual da família, missas nos lares e ao agir do Espírito Santo. Entretanto, não só adianta ter uma boa intenção, toda uma vida de oração e liberdade do Espírito Santo para operar em qualquer ministério,  se faz jus também a filosofia de trabalho, de foco e de objetivos a serem alcançados e, de preferência, claros e definidos, com propósitos e metas. Vamos analisar os dez princípios que determinam o foco e a motivação de um crescimento de igreja sadio e equilibrado.

1-Crescimento é natural, embora seja lento; visitação e força de vontade de expandir e crescer é a estratégia.

2-A paixão pelos objetivos te inspira e a inspiração te faz transpirar ideias e pô-las em prática.

3-Mude o paradigma de vem e vê para ide e contai.

4-Redefina teu estilo de missa. Pergunte-se que tipo de peixe deseja pescar e condicione-se a ele.

5-Os recursos seguirão a visão. Tenha uma visão correta,  siga-a e prepare-se para receber os recursos.

6-Tenha uma visão de crescimento, pior que qualquer visão é visão nenhuma.

7-O DNA dos Veteros Católicos primitivos era mover-se, nunca parar, estar em volta e seguir sempre em frente.

8-Em cada cidade está um Cornélio esperando pelo apóstolo Pedro, que esteja orando na sala, na cozinha ou na varanda.

9-Coloque oração, amor, fé, caridade, luz, antes de qualquer iniciativa.

10-Pegue a visão, escreva em um papel e inicie de alguma forma; depois desfrute dos resultados que serão maravilhosos.

Não fique sentado em casa, esperando os fiéis; vá buscá-los por meio de capelanias hospitalares e confortando os que perderam seus entes queridos. Se não celebrar missas nos lares, então tua vocação não é sacerdotal e não és um sacerdote de Melquizedeque.

IGREJA APOSTÓLICA VETERO CATÓLICA DO BRASIL-FIDELITAS

A Igreja Vetero Católica é uma comunhão de tradição Episcopal e Sucessão Apostólica de origem católica – romana,  somos membros do Conselho Ecumênico das Igrejas Católicas e Ortodoxas mantendo um diálogo doutrinal com as Igrejas Anglicanas,  estamos no âmbito da tradição católica romana.  Aceitamos o tríplice Ministério do Episcopado, Presbitério, e Diaconato,  constituindo assim o sacramento da ordem.  O celibato obrigatório está abolido de nossa igreja, podendo o sacerdote optar por constituir família ou ser celibatário, permitimos o divórcio dentro da ética e do espírito cristão. São admitidos os sete sacramentos, três com caráter indelével. O Batismo pode ser feito por imersão, aspersão, infusão, a Confissão Auricular deixou de ser praticada pois devemos nos confessar somente para Deus em segredo, a Eucaristia deve ser celebrada na língua vernácula, a Comunhão deve ser distribuída sob duas espécies... A Virgem Maria, santos e profetas são venerados em dias especiais segundo a liturgia antiga, e rezamos para o PAPA FRANCISCO POR QUE É O LIGITIMO REPRESENTANTE DE DEUS NA TERRA rezamos pelo clero das igrejas romanas,  ortodoxas, anglicanas e respeitamos  todas as religiões, raças, etnias, e principalmente os seres humanos. O REPRESENTANTE DOS VETEROS CATÓLICOS NO BRASIL É +DOM PAULUS NUNES-SCE e não mantemos comunhão com a igreja de Ultrecht ou Polônia e nenhuma igreja no Brasil mantém essa comunhão, também não mantemos comunhão com igrejas que se dizem veteros católicas no Brasil, pois são igrejas cismáticas dos legítimos veteros católicos e não estão em comunhão conosco ou com a Igreja de Roma. A Missão Polonesa no Brasil é da Igreja Romana e não é dos Veteros Católicos, nossa igreja tem como missão a verdade á ética, a fé e a caridade.

+DOM PAULUS NUNES-SCE PATRIARCA DOS VETEROS CATÓLICOS

+DOM FRANCISCO RODRIGUES-SVCF ARCEBISPO PRIMAZ DO BRASIL

SER SACERDOTE NÃO É OFERECER NOVAS ROUPAS. MAS UM NOVO CONCEITO E SÓ SEREMOS ESCRAVOS SE DESPREZARMOS NOSSO PRÓPRIO DESTINO QUE DEUS NOS OFERECE A CADA DIA...

SORRISO DE ALEGRIA EM SER UM VETERO CATÓLICO.

107913459_557321764944832_28797252731220

                 +DOM ANDREA LEANZA-SVCF

          BISPO AUXILIAR DA ITÁLIA E MALTA

118766173_327273755374526_71883584067881

A IGREJA CRESCE POR QUE TEMOS HOMENS QUE DEDICAM SUA VIDA PARA SALVAR ALMAS INDEPENDENTE DE ESTADO PAIS OU CIDADE, SOMOS TODOS UM.

SOBRE OS VETEROS CATÓLICOS FIDELITAS!
Sejam todos bem vindo a nossa Una Santa Católica e Apostólica Igreja. Aqui poderão se sentir em casa, todos são convidados para a casa do senhor, porque Deus não faz acepção de Pessoas e a bíblia é incisiva quando diz que “Todos pecaram” – não há exceção, não há divisão em categorias por sexo, raça, cor, tribos, nações ou línguas. Todos, segundo o apóstolo Paulo estão na mesma condição. Não podemos dizer que há categorias de pessoas, mas podemos classificar o pecado que cada ser humano cometeu e comete diante de Deus. Por esse motivo todos são convidados para casa do Senhor, somos uma pequena Comunidade Vetero Católica Fidelitas, somos separados de Roma (papado) quando dizemos separados no sentido de não estar sobre jurisdição de Roma, mais oramos pelo Santo Papa Francisco que Deus lhe de forças e fé para levar a Igreja. Não somos uma nova 'igreja' fazemos parte da Comunhão Católica ,porém não romana, na oração do Creio rezamos: Creio no Espirito Santo, na santa igreja católica ...na comunhão dos Santos..... (note-se que na oração não se fala na Igreja Católica Romana,) mais na Igreja Católica Universal, esta que os ortodoxos/anglicanos/veteros Católicos etc. Mesmo não estando em comunhão com a Igreja Romana, nossos Sacramentos são reconhecidos : Mais para que fique bem explicado, vamos colocar o que diz os documentos da I.C.A.R ( Igreja Católica Romana )

Direitos e Responsabilidades: Um Guia Católico ao Novo Código de Direito Canônico
"Quando um ministro ordenado romano não está disponível e não há necessidade espiritual urgente, os católicos podem receber a Eucaristia, a penitência, ou unção dos ministros sagrados de denominações não-romanas, cuja a ordenação é considerada válida pela Igreja Romana. Isto inclui todos os padres ortodoxos orientais , bem como os sacerdotes da Igreja Vetero Católica " (Thomas P. Doyle, O.P., p. 44)

Dominus Iesus 
No dia 16 de Junho do ano 2000, no Vaticano, o Papa João Paulo II ratificou e autorizou a publicação do documento Dominus Iesus. Esta declaração da Congregação para a Doutrina da Fé, foi assinada e publicada pelo Cardeal 
Joseph Ratzinger ( Papa Benedito XVI ) em Agosto do mesmo ano.

Nesta Declaração, A Igreja Romana reconhece a validade das 
ordens e Sacramentos das Igrejas Vetero Católica:
“As Igrejas que, embora não estando em perfeita comunhão com a Igreja Romana, se mantêm unidas a esta por vínculos estreitíssimos, como são a sucessão apostólica e uma válida Eucaristia, são verdadeiras Igrejas de Cristo.” 
"Portanto, estas Igrejas e comunidades separadas, como tais...não estão, de modo algum, carentes de peso no mistério da salvação ou sejam vazias de significado. O Espírito de Cristo não se recusa a servir-se delas como de instrumentos de salvação, cujo valor deriva da mesma plenitude da graça e da 
verdade que foi confiada à Igreja Romana. (IV. Unicidade e Unidade da Igreja,

ROMA E OS VÉTERO CATÓLICOS
Será que a Igreja Católica Romana, excomungou a Igreja Vetero Católica? A Igreja Vetero Católica nunca foi excomungada. Sofreu uma estratégia política e Roma nunca resolveu o problema. Na década de 1960 que a Igreja de Roma começou a investigar o que exatamente aconteceu, e em 4 de março de 1966, o Cardeal Agostino Bea, após analisar o caso todo, escreveu um documento formal dizendo que ele não poderia encontrar delito contra a Igreja Vetero Católica e a censura foi oficialmente removida. Ele disse: “Embora a Igreja de Utrecht sofreu uma GRANDE injustiça, espero que voltem um dia, a ter união com a Igreja de Roma.”
A Igreja Católica Apostólica Romana, Considera válido o sacerdócio da Igreja Católica Vetero?
A Igreja Vétero Católica é parte do corpo “católico” e seguimos os ensinamentos universais da igreja santa, católica e apostólica. Por esta razão, Roma diz que são “válidos em sacramentos e ordens.” Mantivemos intacta a sucessão apostólica, e por esta razão, os nossos bispos são bispos católicos e os nossos padres são padres católicos. Quando administram os sacramentos, são os mesmos sacramentos recebidos do clero romano.
Como faz a Igreja Vetero Católica em relação ao papado?
Nosso Senhor disse a São Pedro “sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”. Cristo perguntou-lhe quem foi Apóstolos Pedro avançou com a fé de Pedro respondeu corretamente. A fé de Pedro era a “pedra” e, portanto, reconhecer a Pedro como “o primeiro entre os Apóstolos”, mostrando a fé de que o Senhor estava olhando. Todos são iguais Apóstolos como Cristo mandou e vemos Pedro como o “primeiro entre iguais”. O sucessor de São Pedro, o Papa, é o primeiro entre iguais e é eleito por seus pares para governar a Igreja. Por esta razão, nós oramos pelo Santo Padre durante o Cânon da Missa, como oramos por nosso próprio bispo e todos os bispos da Santa Igreja Católica.
Então, o que nós da igreja Vétero Católica pensamos sobre a infalibilidade papal ?
Todos os apóstolos do Senhor são “iguais” como Cristo mandou todos os bispos são sucessores dos apóstolos compartilhar o mesmo poder. Toda a autoridade da Igreja está nos Bispos Ortodoxos católicos, unidos pela profissão de fé, dos sacramentos, do reconhecimento mútuo e intercomunhão atual. O episcopado é uma instituição divina que governa a Igreja Universal. Ninguém é infalível, porque o homem, por natureza, está sempre sujeito ao erro e ao pecado. O Papa é o “primeiro entre iguais” e apenas como a “voz de seus pares” para a Igreja Católica Romana. O Papa não é infalível, mas prega fé infalível. Se nos lembrarmos que Pedro, o “primeiro entre os Apóstolos” foi também a princípio negou e negou Cristo três vezes. Então percebemos que ninguém é infalível.
Como pensa a Igreja Vétero Católica sobre o Concílio de Trento (1545) e o Concílio Vaticano II (1964)?
Os bispos presentes no Concílio de Trento e do Vaticano II eram bispos católicos romanos não estavam presentes os bispos católicos e ortodoxos da Igreja Universal. Por esta razão, estes conselhos não são reconhecidos como “ecumênico” da Igreja Universal. Algumas mudanças que surgiram após estes conselhos foram boas, mas não tem de obedecer completamente. Um conselho só pode ser “infalível” quando todos os bispos católicos e ortodoxos se juntam ecumenicamente para saber a opinião de toda a Igreja. Isso só acontecer quando todos os bispos do cisma e da separação se unirem de todas as extremidades da terra.
Pode um padre Vétero Católico se casar?
Considerando-se que a Igreja Católica tem sido em torno de mais de 2000 anos, descobrimos que o celibato é uma inovação na Igreja (Concílio de Trento 1545). Na igreja primitiva, os diáconos, padres e bispos deviam se casar. Vários dos Apóstolos eram casados e na Epístola de São Paulo (I Tim), encontramos uma exortação aos bispos podem ter apenas uma esposa!
Muitas das Igrejas Orientais que estão unidos com a Igreja Romana tem padres casados.
Os Vetero católicos, devem seguir os ensinamentos anteriores da Igreja e, por isso, preferimos que os homens escolham seu estado de vida dentro da Igreja. Muitos sacerdotes preferem o celibato e outros o casamento. A decisão é opcional.
SEGUE ESTUDOS SOBRE OS VETEROS CATOLICOS NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES NO FACEBOOK...
+Paulus Nunes O MENOR EM CRISTO JESUS...

NOSSA VISÃO

SERVIR A DEUS E AO PRÓXIMO COM AMOR PAZ LUZ FÉ E CARIDADE. AMAR NOSSOS IRMÃOS, SER ÉTICA CRISTÃ, AMAR E RESPEITAR NOSSOS

SUPERIORES, FIDELIDADE TOTAL, AMAR A IGREJA

REZAR PELO SANTO PAPA FRANCISCO E CLERO DA IGREJA, AMAR E RESPEITAR NOSSOS SEMINARISTAS PORQUE ELES SÃO O REINO DOS CÉUS, AMAR A NOSSA PÁTRIA SOBERANA E POR SER UM ESTADO LAICO. 

CREMOS NO PAI, NO FILHO E NO ESPIRITO SANTO E NA SANTA IGREJA CATÓLICA, NA COMUNHÃO DOS SANTOS NA REMISSÃO DOS PECADOS E NA VIDA ETERNA.

NOSSAS COMUNIDADES SÃO HUMILDES E CHEIAS DAS GRAÇAS DE DEUS, NÃO SOMOS DE CONSTRUIR TEMPLOS DE OURO OU DE PRATA, SOMOS DE CONSTRUIR EM NOSSO CORPO O TEMPLO DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO

ENCONTRE SUA FÉ

SE VOCÊ TEM VOCAÇÃO PARA SER UM PADRE OU JÁ O É, CELIBATÁRIO OU NÃO,  VENHA PARA NOSSA SANTA UNA CATÓLICA E APOSTÓLICA IGREJA, PRECISAMOS DE HOMENS FIEIS A DEUS A AO PATRIARCA BEM COMO AO ARCEBISPO PRIMAZ E PRINCIPALMENTE A DEUS QUE REINA E VIVE POR TODOS OS SECULOS DOS SECULOS AMÉM... SEJA BEM VINDO..AQUI VOCÊ É ESPECIAL PARA NÓS E PARA DEUS.

bottom of page