top of page
SIMBOLO.JPG

 PREFEITURA APOSTÓLICA DOS VETEROS CATÓLICOS FIDELITAS

A Prefeitura Apostólica pela ereção canônica de Vossa Beatitude + Dom Paulus Nunes, sce, Patriarca Sumo Sacerdote Superior do Patriarcado de Jerusalém nas Américas, é um órgão administrativo do Governo Patriarcal do Brasil e Exterior no cumprimento de salvaguardar o magistério, a Doutrina e Tradição da IAVCBF. Portanto, todo tratado de Fé, Tradição e Doutrina são analisados pela Prefeitura Apostólica, para melhor andamento de toda a Igreja Vetero Fidelitas.

A prefeitura Apostólica é uma circunscrição eclesiástica equiparada a uma Igreja particular ou uma prefeitura, governada, em nome do papa, o caso da Vetero Católica Fidelitas é em nome do Patriarca assessorado por um Prefeito Apostólico. Vinculada a congregação para os povos, e governada, em geral por um Bispo titular. Regulamenta-se pelo cânon 371,1.

Can. 420- No vicariato ou prefeitura Apostólica, ficando vacante o Patriarcado, assume o governo o pro-vigário ou o pro- prefeito de acordo com o testamento religioso deixado pelo Patriarca, só para esse fim nomeado pelo vigário ou pelo prefeito imediatamente após a tomada de posse, salvo determinação contraria da Santa iGREJA.

Can.* § 4. No vicariato e na prefeitura Apostólica, as funções do colégio dos consultores competem ao conselho da missão, mencionado no can. .495, § 2, a não ser que no direito se determine outra coisa

 Art. 3 DO PREFEITO APOSTÓLICO

O Prefeito Apostólico, tem a sua postura como defensor da Doutrina e Tradição da Igreja Apostólica Vetero Católica Fidelitas e responde diretamente ao patriarca e age nas decisões orientadas pelo governo da IAVCBF.

 O Prefeito Apostólico para a Doutrina Tradicional Vetero Católica Fidelitas, tem a incumbência de manter viva a Tradição da Igreja em todos os âmbitos da formação dos membros da instituição. O Prefeito Apostólico, é um assessor direto do governo da Igreja no Brasil e Exterior, tem a missão de:

a). Manter a tradição da Igreja intacta                      

b). Organizar juntamente aos arcebispos, bispos e reitores de formação a tradição no âmbito formativo.

c). Responder junto ao governo patriarcal, Brasil e Exterior.

d). Ajudar o patriarca nas organizações e normas da Igreja

e). Interagir de forma diplomática em toda Igreja para o melhor decoro e andamento da IAVCBF.

f). Emitir decretos apostólicos a pedido do Patriarca.

g). Representar o patriarca em cerimônia pontifical.

Portanto para esclarecer a estrutura da Prefeitura Apostólica e sua função, temos como alicerce o CDC da Igreja Mãe para orientações relevantes de crescimentos a saber;

Can. 371 § 1 - o vicariato apostólico e a prefeitura apostólica são uma determinada porção do povo de Deus que, por circunstancias especiais, ainda não está constituída como diocese, e que é confiada a um vigário apostólico ou a um prefeito apostólico, como a seu pastor, que governa em nome do sumo sacerdote.

Can. 381. § 2- compete ao bispo diocesano, na diocese que lhe foi confiada, todo o poder ordinário, próprio e imediato, que se requer para o exercício de seu múnus pastoral, com exceção das causas que forem reservadas, pelo direito ou por decreto do sumo sacerdote, à suprema ou a outra autoridade eclesiástica.

Can. 495* § 2- Nos vicariatos e prefeituras apostólicas, o vigário e o Prefeito constituem um conselho de ao menos três presbíteros missionários, cujo parecer devem ouvir, mesmo por carta, nas questões mais graves.

No caso de necessidade o prefeito Apostólico pode escolher os sacerdotes segundo sua confiança e conhecedores da doutrina e tradição da Vetero Católica Fidelitas.

Parágrafo Único: Todas as formações da Igreja Apostólica Vetero Católica do Brasil Fidelitas, devem passar pela orientação da doutrina e tradição, principalmente a Teologia, que é o centro do saber teológico do futuro ministro ordenado. É função da doutrina e tradição da Igreja analisar a formação da supracitada para melhor desempenhar na sociedade.

Deus os abençoe e dou fé

+Dom Paulus Nunes=-sce

Patriarca

41388463_2085224565125789_69059812392666

FIDELITAS DE VERDADE

NA IGREJA DE CRISTO.jpg
SEJA PROATIVO.jpg
439581471_964397258763523_8017702422766127535_n.jpg
362cb37d-406c-4666-b717-499edb2237f9.jfif
3ab47264-84e8-40d2-8e13-5e26ffbb75b3.jfif
441268710_284386541308016_4325619298628691622_n.jpg
441183782_1437923510431993_6874262174423818882_n.jpg
440404654_1787265838421923_6362929019445232666_n.jpg

© 2017 IGREJA VETERO CATOLICA Orgulhosamente criado com Wix.com

SOBRE NÓS
SOMOS OS LEGITIMOS VETEROS CATÓLICOS COM SUCESSÃO APOSTÓLICA NO BRASIL NOSSO PATRIARCA +DOM PAULUS NUNES-SCE E NOSSO ARCEBISPO PRIMAZ +DOM EZIO MARIA SACAGLIONE-SVCF ITÁILIA E MALTA.
CONECTE-SE
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

SAUDAÇÕES AMIGA DE LUZ.
Mesmo que tivesse em minhas mãos todo o perfume das rosas, toda a beleza do céu das estrelas, da lua do sol, toda a pureza dos anjos e arcanjos, toda a inocência das dos santos e santas, apóstolos e profetas, toda a grandeza dos rios e dos mares, toda a força das ondas e dos ventos, mesmo que eu tivesse todas as coisas belas da vida e todos os tesouros de Salomão, todos os belos lugares do mundo, nada teria sentido se eu não tivesse o presente mais valioso, mais nobre e mais sagrado que o Universo pode me dar... Sua amizade!
"Sabe quem vai reclamar do teu brilho?
_Os meteoros!!!
Sabe quem vai criticar o teu arco-íris?
_Os tempestivos!!!
Sabe quem vai resmungar da tua luz?
_Os sombrios!!!
Sabe porque?
_Porque “ seus raios” positivos, sempre incomodam “as nuvens” com cargas negativas!!!.você é luz.
As leis universais de síntese integrada é que no final seguram as pontas... A escolha de assumir nossa parcela de luz e agente transformador não é fácil. E no final das contas é sempre bastante divertido sermos/escolhermos ser co-criadores com o Universo e suas infinitas manifestações... Saudações Magisticas na Luz Cristalina e azul que o universo te ilumine e guie seus caminhos sempre. Dou Graças pelas riquezas existentes em mim e fora de mim pela sua prosperidade e de sua família. Muita Luz , Paz e Amor sempre a ti. Mantendo contato de amigos, EU com VOCÊ... E UNIVERSO com certeza muito emocionante e de luz...

QUEM SOMOS NÓS.

O Sacerdote vetero católico é Luz é aquele que porta a Espada da Virtude e o Escudo da Verdade.

Traz em sua alma a Vontade de servir à humanidade,

Em sua mente a Sabedoria de suas lutas, em sua índole a honra da justiça e em seu coração o amor para realizar sua árdua missão. Sua primeira grande batalha é contra si mesmo, precisa combater as suas próprias sombras e medos.  Precisa ultrapassar as “Fronteiras do Nada” e resgatar a aliança com seu Pai Celestial. Busca em seus caminhos, por entre atalhos perigosos, a sabedoria de vida e a consciência de seus erros e acertos. Luta contra seu ego e sua vitória está em superar seu egoísmo e sua vaidade. Sua segunda grande batalha é superar a incompreensão que lhe cerca e a solidão de ser um Sacerdote da Luz. Chamado de louco, sonhador e alienado, perseguido e humilhado e caluniado este sacerdote segue sua jornada acreditando em sua Lenda Pessoal. Tem como cúmplice a sua Verdade e faz dela a força de Sua Vontade. Sua Ação é do Bem acima de tudo, mas não há de deixar passar o Senhor das Trevas pelos Portais que defende. Suas lutas interiores é que fazem dele uma Grande Alma e lhe dão sua importância cosmogonia.

Sua Magia é a do Amor e a da cura e suas armas são as da Justiça e a da Verdade. Assim ele segue, por entre Sombras e Luzes até que conquiste sua última vitória e transcenda aos Portais Daquele que o criou. O Deus de nossas vidas. O Sacerdote vetero católico não se deixa abater por rancores, mágoas de pessoas mal sucedidas na vida, entes, porém dobra os joelhos e reza por essas almas sedentas de amor e de paz.  Estamos superando obstáculos e crescendo cada vez mais, e jamais admitimos erros de hoje para não se arrepender amanhã. Se uma pessoa não permanece em nossa igreja é porque não foi merecedor e só cometeu erros. DEUS É NOSSO PROVEDOR;

Muitas coisas são importantes para nós, mas poucas são essenciais. A nossa vida precisa ser permeada pelo essencial, para que possamos viver a verdadeira liberdade dos filhos de Deus.
Em tudo isso entra a nossa liberdade de escolha. Quando não escolhemos para a nossa vida as coisas essenciais, ela fica pesada; enrolamo-nos, tropeçamos em muitos obstáculos e perdemos a sobriedade por não fazer as escolhas certas.
Há em nós uma necessidade de nos agarrar sempre nas coisas e nas pessoas e isso não nos deixa caminhar, prende-nos, amarra-nos, impede-nos de subir; não nos deixa livres para alçar vôo e experimentar uma vida nova.
Às vezes, ficamos magoados com as pessoas, deprimidos, decepcionados, amargurados, desanimados, porque esperamos delas o que só Deus pode nos dar. Por melhor que sejam elas, não têm a capacidade de saciar a sede do nosso coração e da nossa alma, por que: “Só Jesus de Nazaré é capaz de satisfazer as aspirações mais profundas do coração humano”…É engano pensarmos que as pessoas são perfeitas, porque não são. Precisamos fazer o exercício de não esperarmos nada de ninguém, a não ser de Jesus.
Será um duro exercício, porque, naturalmente, sempre esperamos por alguma retribuição ou iniciativa por parte daqueles com os quais convivemos. Peçamos a Jesus a graça de termos um coração dependente unicamente d’Ele em todos os momentos. Sabedoria divina estabeleceu leis que impulsionam a vida naturalmente para a harmonia. Hoje, talvez, haja sombra. Amanhã, porém, a luz voltará. Agora, é possível que a tempestade ocorra.
Depois, porém, a bonança retornará. Por ora, é provável que a dor te visite, mais além, todavia, a paz te sustentará. Neste momento, é possível que a enfermidade te faça companhia. Logo mais, porém, o equilíbrio retomará. Lembra-te de que é um espírito imortal, e que a saúde é o teu estado natural. Tudo o mais que se te apresente com ameaças perturbadoras terá caráter transitório, porque é da lei de Deus que todas as criaturas se libertem do ego e cresçam para a consciência plena de paz.

+Dom Paulus Nunes – SCE

Patriarca do Veteros Católicos do Brasil

IGREJA APOSTÓLICA VETERO CATÓLICA DO BRASIL-FIDELITAS

OS DEZ PRINCIPIOS PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA AQUI NA TERRA!

Particularmente eu, Patriarca creio que o crescimento da Igreja Vetero Católica está intrinsecamente ligado a uma cultura de oração, visitação aos doentes, exéquias, que conduzem ao conforto espiritual da família, missas nos lares e ao agir do Espírito Santo. Entretanto, não só adianta ter uma boa intenção, toda uma vida de oração e liberdade do Espírito Santo para operar em qualquer ministério,  se faz jus também a filosofia de trabalho, de foco e de objetivos a serem alcançados e, de preferência, claros e definidos, com propósitos e metas. Vamos analisar os dez princípios que determinam o foco e a motivação de um crescimento de igreja sadio e equilibrado.

1-Crescimento é natural, embora seja lento; visitação e força de vontade de expandir e crescer é a estratégia.

2-A paixão pelos objetivos te inspira e a inspiração te faz transpirar ideias e pô-las em prática.

3-Mude o paradigma de vem e vê para ide e contai.

4-Redefina teu estilo de missa. Pergunte-se que tipo de peixe deseja pescar e condicione-se a ele.

5-Os recursos seguirão a visão. Tenha uma visão correta,  siga-a e prepare-se para receber os recursos.

6-Tenha uma visão de crescimento, pior que qualquer visão é visão nenhuma.

7-O DNA dos Veteros Católicos primitivos era mover-se, nunca parar, estar em volta e seguir sempre em frente.

8-Em cada cidade está um Cornélio esperando pelo apóstolo Pedro, que esteja orando na sala, na cozinha ou na varanda.

9-Coloque oração, amor, fé, caridade, luz, antes de qualquer iniciativa.

10-Pegue a visão, escreva em um papel e inicie de alguma forma; depois desfrute dos resultados que serão maravilhosos.

Não fique sentado em casa, esperando os fiéis; vá buscá-los por meio de capelanias hospitalares e confortando os que perderam seus entes queridos. Se não celebrar missas nos lares, então tua vocação não é sacerdotal e não és um sacerdote de Melquizedeque.

Abraços do Patriarca +Dom Paulus Nunes-SCE

bottom of page