
QUEM É O PATRIARCA DOS VETERO CATÓLICOS FIDELITAS DO BRASIL E EXTERIOR

PREFEITURA APOSTÓLICA DOS VETEROS CATÓLICOS FIDELITAS
A Prefeitura Apostólica pela ereção canônica de Vossa Beatitude + Dom Paulus Nunes, sce, Patriarca Sumo Sacerdote Superior do Patriarcado de Jerusalém nas Américas, é um órgão administrativo do Governo Patriarcal do Brasil e Exterior no cumprimento de salvaguardar o magistério, a Doutrina e Tradição da IAVCBF. Portanto, todo tratado de Fé, Tradição e Doutrina são analisados pela Prefeitura Apostólica, para melhor andamento de toda a Igreja Vetero Fidelitas.
A prefeitura Apostólica é uma circunscrição eclesiástica equiparada a uma Igreja particular ou uma prefeitura, governada, em nome do papa, o caso da Vetero Católica Fidelitas é em nome do Patriarca assessorado por um Prefeito Apostólico. Vinculada a congregação para os povos, e governada, em geral por um Bispo titular. Regulamenta-se pelo cânon 371,1.
Can. 420- No vicariato ou prefeitura Apostólica, ficando vacante o Patriarcado, assume o governo o pro-vigário ou o pro- prefeito de acordo com o testamento religioso deixado pelo Patriarca, só para esse fim nomeado pelo vigário ou pelo prefeito imediatamente após a tomada de posse, salvo determinação contraria da Santa iGREJA.
Can.* § 4. No vicariato e na prefeitura Apostólica, as funções do colégio dos consultores competem ao conselho da missão, mencionado no can. .495, § 2, a não ser que no direito se determine outra coisa
Art. 3 DO PREFEITO APOSTÓLICO
O Prefeito Apostólico, tem a sua postura como defensor da Doutrina e Tradição da Igreja Apostólica Vetero Católica Fidelitas e responde diretamente ao patriarca e age nas decisões orientadas pelo governo da IAVCBF.
O Prefeito Apostólico para a Doutrina Tradicional Vetero Católica Fidelitas, tem a incumbência de manter viva a Tradição da Igreja em todos os âmbitos da formação dos membros da instituição. O Prefeito Apostólico, é um assessor direto do governo da Igreja no Brasil e Exterior, tem a missão de:
a). Manter a tradição da Igreja intacta
b). Organizar juntamente aos arcebispos, bispos e reitores de formação a tradição no âmbito formativo.
c). Responder junto ao governo patriarcal, Brasil e Exterior.
d). Ajudar o patriarca nas organizações e normas da Igreja
e). Interagir de forma diplomática em toda Igreja para o melhor decoro e andamento da IAVCBF.
f). Emitir decretos apostólicos a pedido do Patriarca.
g). Representar o patriarca em cerimônia pontifical.
Portanto para esclarecer a estrutura da Prefeitura Apostólica e sua função, temos como alicerce o CDC da Igreja Mãe para orientações relevantes de crescimentos a saber;
Can. 371 § 1 - o vicariato apostólico e a prefeitura apostólica são uma determinada porção do povo de Deus que, por circunstancias especiais, ainda não está constituída como diocese, e que é confiada a um vigário apostólico ou a um prefeito apostólico, como a seu pastor, que governa em nome do sumo sacerdote.
Can. 381. § 2- compete ao bispo diocesano, na diocese que lhe foi confiada, todo o poder ordinário, próprio e imediato, que se requer para o exercício de seu múnus pastoral, com exceção das causas que forem reservadas, pelo direito ou por decreto do sumo sacerdote, à suprema ou a outra autoridade eclesiástica.
Can. 495* § 2- Nos vicariatos e prefeituras apostólicas, o vigário e o Prefeito constituem um conselho de ao menos três presbíteros missionários, cujo parecer devem ouvir, mesmo por carta, nas questões mais graves.
No caso de necessidade o prefeito Apostólico pode escolher os sacerdotes segundo sua confiança e conhecedores da doutrina e tradição da Vetero Católica Fidelitas.
Parágrafo Único: Todas as formações da Igreja Apostólica Vetero Católica do Brasil Fidelitas, devem passar pela orientação da doutrina e tradição, principalmente a Teologia, que é o centro do saber teológico do futuro ministro ordenado. É função da doutrina e tradição da Igreja analisar a formação da supracitada para melhor desempenhar na sociedade.
Deus os abençoe e dou fé
+Dom Paulus Nunes=-sce
Patriarca

FIDELITAS DE VERDADE
